"Será que a arte é conhecimento?"
A questão que irei tratar neste fórum é se a arte é conhecimento. Questões ligadas à arte são muito discutidas e, normalmente, pouco consensuais.
Ao longo da História vários filósofos tentaram definir a arte, no entanto, sem grande sucesso. Platão, Aristóteles, Tolstoi, Clive Bell, Ludwing Wittgenstein foram apenas alguns dos filósofos que formularam teorias para definir a arte. Contudo, talvez a mais aceitável seja a que defende que a arte não pode ser definida, pois não se encontra, na variedade das obras de arte, qualquer elemento comum entre elas.
A arte, ao contrário do que muitos consideram, pode tomar várias formas: pintura, escultura, escrita, cinema, teatro, música...
De facto, podemos não conseguir definir a arte mas certamente podemos, atendendo às suas origens etimológicas, dizer qual a sua finalidade. Será que a arte tem meramente a função de embelezar, e.g., uma sala ou tem um valor mais significativo? A verdade é que a arte tem, realmente, um valor mais emblemático, dependendo sempre da interpretação de cada um. A arte visa sempre superar os limites humanos do tempo e do espaço, buscando o infinito e o absoluto. Como afirmou Pablo Picasso: "Na arte não existe passado nem futuro; a arte que não está no presente não existirá nunca", isto é, todos, independentemente do conhecimento que possuem, interpretam a arte de formas distintas.
Respondendo agora à questão inicial ("Será que a arte é conhecimento?"), podemos afirmar que arte é conhecimento porque nos indica um saber teórico ou prático, portanto, em sentido lato, um conhecimento. A visão do artista é uma visão afectada pelo pensamento, uma visão que analisa as formas e cores da natureza e as recompõe com uma nova inteligência do real. O artista vive o seu tempo, com as visões do mundo, o espírito da época, ideologias de classes e de grupos sociais. O artista cria a arte como meio de vida, desejando que os outros indivíduos saibam o que ele sente e pensa.
"A tendência para a imitação é instintiva no homem, desde a infância (...) Pela imitação adquire aos seus primeiros conhecimentos, por ela todos experimentam prazer (Aristóteles).
Através da arte é possível desenvolver a percepção e a imaginação, desenvolver a capacidade crítica. A mesma influencia o modo como vemos, sentimos e pensamos as coisas. Por exemplo, se perguntássemos a alguém, mas propriamente a um adolescente, se consegue viver sem música a resposta será imediata: "não!".
Contudo, mesmo que certas obras de arte contenham informações importantes, não se segue que as pessoas consigam aprender algo com todas as obras de arte.
Assim, se todas as pessoas fossem habituadas desde crianças a cultivar arte, certamente teríamos uma sociedade mais rica em conhecimento.
o que te deu o 16 :p
ResponderEliminarGrande trabalho :p
ResponderEliminarConheço de algum lado? parece-me familiar!
Ahahah, claro que conheces :) Por falar nisso, quanto tiraste tu?
Eliminar